segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Relatório da aula do dia 12 de Fevereiro de 2009

A aula do dia 12 de Fevereiro de 2009 iniciou-se com a entrega da folha de preenchimento para a visita de estudo à Lisboa Pessoana e com esclarecimentos sobre a mesma.
Prosseguiu-se a aula com a leitura de um conto do livro Exercícios de Estilo de QUENEAU, Raymond, Ed. Colibri, Lisboa 2000, intitulado, após alguns palpites dos alunos, Desajeitado, e com a leitura de um outro excerto do livro, Cadernos de Lanzarote de José Saramago, a terceira página do dia 6 de Março.
Após a pequena revisão sobre a matéria das aulas anteriores, realizou-se a leitura de textos sobre o Epicurismo - que consiste em gozar o presente e o Estoicismo – que consiste na aceitação da condição humana, através da disciplina e da razão, doutrinas que Ricardo Reis, heterónimo de Fernando Pessoa, idolatrava (página 198).
Sobre o texto do Epicurismo podemos dizer que era a faceta de Ricardo Reis que vivia de acordo com o desfruto do prazer, mas com moderação, sendo que a outra faceta vivia segundo a razão, usando-a para não recriminar e uma serena aceitação, logo de acordo com a outra doutrina, o Estoicismo. Com a oportunidade de leitura destes textos seguiram-se os significados de alguns conceitos entre eles: Dogma – uma verdade inquestionável e Rebelarem – revoltarem.
A leitura de um outro texto sobre Ricardo Reis – o poeta da auto-disciplina (página 195) que nos elucidou, mais uma vez, sobre a forma como Fernando Pessoa criava os seus heterónimos dando-lhes uma total e completa personalidade e também onde F. Pessoa nos “apresentava” o mais recente heterónimo.
Para terminar a aula fizemos uma leitura dramatizada de um excerto de um texto (página 202) de José Saramago, O ano da Morte de Ricardo Reis.

Sem comentários: