quarta-feira, 22 de abril de 2009

Parabéns Terra...


Hoje é o grande dia...
O dia internacional da Terra...
Terra como planeta? Terra como fonte de energia? Terra como base fundamental? Terra como aconchego de almas impacientes por voarem?
Terra! Como não sei, acho que também não interessa muito... É Terra e ponto de exclamação!


O dia da Terra foi criado em 1970, quando o senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição.
A partir de 1990, outros países também começaram a mobilização. Em 1972 foi celebrada a primeira conferência internacional sobre o meio ambiente: a Conferência de Estocolmo, cujo objectivo foi sensibilizar os líderes mundiais sobre a magnitude dos problemas ambientais e que se instituíssem as políticas necessárias para sua erradicação. A comemoração refere-se à tomada de consciência dos recursos naturais da Terra e à sua manobra, à educação ambiental e à participação como cidadãos ambientalmente conscientes e responsáveis. Surgiu como um movimento universitário e converteu-se num importante acontecimento educativo e informativo. Os grupos ecologistas utilizam-no como ocasião para avaliar os problemas do meio ambiente do planeta: a contaminação do ar, água e solos, a destruição de ecossistemas, centenas de milhares de plantas e espécies animais dizimadas e o esgotamento de recursos não renováveis. Utiliza-se este dia também para insistir em soluções que permitam eliminar os efeitos negativos das actividades humanas. Estas soluções incluem a reciclagem de materiais manufacturados, preservação de recursos naturais como o petróleo e a energia, a proibição de utilizar produtos químicos maliciosos, o fim da destruição de habitats fundamentais como as florestas tropicais e a protecção de espécies ameaçadas. Temos que fazer com que estas preocupações façam parte do nosso dia-a-dia, pois esperar um ano para ver como ficou o planeta é muito tempo. Para salvar a natureza a acção tem que ser imediata e sem trégua.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ana:
Não vejo nenhum impedimento em que mantenhas o elemento, no trabalho, mas só vale a pena fazê-lo se conseguires fazer a ponte com o programa.
R