terça-feira, 14 de abril de 2009

Terra, o novo elemento...


O elemento terra é um dos quatro elementos primordiais, para além dos elementos ar, água e fogo.
Opondo-se ao céu, tem a sua simbologia ligada aos princípios passivo e feminino, o tão abordado Yin, e também à criação, dado que em muitas das mitologias antigas existem lendas sobre o dar a vida primordial a partir de um pedaço de terra ou de barro. Tal como a água, a simbologia da terra está ligada à fecundidade, fertilidade, criação e regeneração, como mulher e mãe e, por isso, associada a um carácter doce, firme e permanente.
No Zodíaco, existem três signos que pertencem a este elemento: o Touro, a Virgem e o Capricórnio, que simbolizam sobretudo o materialismo e as sensações, conferindo mais importância ao raciocínio prático do que às considerações teóricas.
Na literatura, na mitologia e na simbologia, a terra é associada ao corpo da mulher e como ela fecundada pelo lavrador quando este a penetra com o arado e lhe lança as sementes.
Para alguns, a terra é a mãe criadora mas também aquela que se alimenta dos mortos, sendo portanto também destruidora. A terra está também ligada ao sagrado e em muitas religiões como a cristã, a judaica ou a muçulmana, as peregrinações a uma Terra Santa ou uma Terra Prometida são rituais de retorno a essa origem primordial e divina. Na América do Sul, algumas tribos de índios voltam à sua terra de origem quando necessitam de renovar as suas energias. Em termos psicológicos e psicanalíticos a terra simboliza o consciente em conflito permanente com os seus desejos e a necessidade de sublimação.
No próximo dia 22 de Abril comemora-se o Dia Internacional da Terra.

Sem comentários: