quinta-feira, 14 de maio de 2009

Jazz... Jazz e o Barroco...


Uma das vantagens de ser Português é ter como principal disciplina Português, que abrange tão variadas àreas, entre elas a música...

Jazz... Jazz e o Barroco...

Ouvi algumas vezes, também poderia identificar algumas músicas, mas compreender o Jazz, só hoje e foi muito gratificante.
Saber que a "música dos pretos", como muitos lhe chamam, foi iniciada por um grupo de descendentes de escravos que estava em New Orleans, foi a primeira de muitas curiosidades que aprendi.
Todo este ritmo foi-se espalhando pelos Estados Unidos da América, e foi-se adaptando a várias décadas e a vários estilos populares dessas épocas, e é com essa mistura que podemos relacionar o Jazz com o Barroco.
Unindo várias raças, várias culturas, vários países e até continentes, o Jazz é dos estilos musicais que mais se interliga.
Adaptou-se ao Barroco e é dai que fazemos a ligação do Jazz com a matéria que estudamos, onde temos presente no Memorial do Convento, Domenico Scarlatti, músico-compositor.
Aprendendo muito com esta aula diferente, deixo os agradecimentos, aos que a proporcionaram... ao meu colega Afonso Botelho, ao crítico de Jazz Leonel Santos e à Professora Risoleta Pedro!

Sem comentários: