sábado, 9 de maio de 2009

Um pensar a meio...

Blimunda Sete-Luas


Agora sim se começa a perceber o significado do elemento que escolhi, a Terra, juntamente com a matéria que estudamos, o Memorial do Convento.
Em primeiro pensar, associamos a obra de Saramago à construção da Passarola e por sua consequente à tentativa de voar, logo o elemento mais óbvio seria o Ar, mas como numa primeira opinião geral sobre qual dos temas associavamos a esta obra, houve um comentário que me despertou a atenção, segui-o e consegui-o.
A Terra não tem propriamente uma ligação directa ao convento de Mafra, tem mais uma ligação à sua edificação, à sua estrutura que à primeira vista parace bastante pesada o que nos conduz à ideia de que a Terra o suporta com esforço...
Por outro lado a estória contada no Memorial do Convento, lembra-nos a nossa Terra, o que nós fomos e o que a Terra foi, de uma forma subjectiva, com outros significados, mas a intemporalidade conduz-nos por esse caminho.
Também seguindo as personagens principais desta obra podemos ver que ambas são complementares do elemento Terra, Baltasar Sete-Sóis e Blimunda Sete-Luas...
Por estes e mais motivos, não muito longe de alcançar a simbologia da Terra, mas também não muito perto, Saramago conta-nos nesta obra uma série de histórias, desde as que são baseadas em factos históricos, às de ficção até aos caminhos do fantástico!
Agora estamos a meio de as analisar e de as pensar uma por uma...

Sem comentários: